BUGIO AGROPECUÁRIA LTDA - FRIGORÍFICO ECOFRIGO

A Ecofrigo é uma empresa do Grupo Bugio, que atua em toda a área do agronegócio desde 1986, produzindo com excelência e sustentabilidade alimentos saudáveis que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

Localizada no município de Chapecó, a 570 Km de Florianópolis (SC), atende todo o Brasil, com capacidade e habilitação destinados à exportação para diversos mercados, como Chile, Uruguai, Hong Honk, entre outros. Com uma produção de 2.400 suínos em 1 turno, totalizando 180 toneladas/ dia, fornece serviços para as maiores agroindústrias do País.

A Ecofrigo é uma empresa comprometida com a sustentabilidade, que presta serviços de excelência para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, e para isso, investe em vários setores internos, sendo um deles é o Departamento de Tecnologia, o qual passou por uma reformulação para aperfeiçoamento do seu ambiente de TI, com a consultoria da empresa CBA Tecnologia de Chapecó-SC.

Havia uma necessidade de renovação e ampliação do parque tecnológico, para aumentar a escalabilidade, capacidade de armazenamento de dados, melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, fornecer aos clientes maior prestatividade e virtualizar aplicações e processos. Foi um projeto de planejamento, desenvolvimento e execução com duração de 3 meses. A CBA e a Ecofrigo trabalharam juntos para implementar soluções, Padronizar Servidores e prover alta disponibilidade. Entre os recursos locados da marca IBM/LENOVO, estão o Servidor de rack, Storage backup, que possibilitaram a consolidação dos servidores virtuais em uma única plataforma, fácil de se gerenciar, além do Hypervisor que proporcionou uma abordagem simples, eficiente e flexível de armazenamento e entrega de recursos computacionais.

De acordo com o Diretor de Tecnologia da CBA, foi possível graças a tecnologia utilizada; converter máquinas físicas em virtuais com menos tempo de parada entre as migrações.

Dessa forma, conseguiu-se aumentar a performance do sistema em mais de 40%, reduzir cerca de 30% do custo e economizar recursos de TI, principalmente na compra frequente de servidores e licenças, reduzindo a necessidade de manutenção, gerenciamento e suporte. Conforme depoimento do Sr. Carlos Girardini, Diretor Administrativo: “Precisávamos de uma solução que acompanhasse o crescimento do Frigorífico. Uma estrutura de TI que pudesse ser ampliada conforme as necessidades da empresa. Foi então que a CBA nos ofereceu o Serviços de locação de toda Infraestrutura; de Hardware e softwares com Suporte Técnico incluso. Com o Serviço de Locação de Hardware e Software conseguimos diminuir para quase zero o tempo de parada de toda estrutura da empresa, aumentando a produção dos setores. Com esta Tecnologia e Suporte da Equipe CBA, a empresa tem autonomia, redundância, disponibilidade e segurança da informação” (Caio Girardini)

HOSPITAL REGIONAL DO OESTE

A ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR LENOIR VARGAS FERREIRA - Hospital Regional do Oeste (HRO) foi inaugurado em outubro de 1986 com apenas 60 leitos e em novembro de 1997 uma análise do Perfil Técnico Administrativo do Hospital foi concluída com o objetivo de tornar a instituição uma referência da região.

O Hospital Regional do Oeste está localizado no município de Chapecó, a 670 Km de Florianópolis (SC), atende a 92 municípios da Região Oeste, 26 municípios do Paraná e Rio Grande do Sul, em um total de aproximadamente 1 milhão de habitantes.

O HRO é uma instituição comprometida com a saúde, que presta serviços de excelência para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e para isso, investe em vários setores internos. Um deles é a área de tecnologia, a qual passou por uma reformulação para aperfeiçoar seu ambiente de TI com a consultoria da CBA.

Havia uma necessidade de renovação do parque tecnológico do hospital para aumentar a escalabilidade, capacidade de armazenamento de imagens e para virtualizar aplicações e processos.

Durante um período a CBA e o HRO através de sua equipe de Tecnologia da Informação trabalharam juntos para implantar soluções, padronizar Servidores e conseguir alta disponibilidade. Entre os recursos adquiridos de fabricação IBM, o Blade Center H possibilitou a consolidação dos servidores em uma plataforma centralizada de fácil gerenciamento, onde o IBM System Storage DS3524 e com a IBM TAPE Library TS 3100 proporcionou uma abordagem simples, eficiente e flexível de armazenamento.

De acordo com Darlan Segalin, Diretor de Tecnologia da CBA, “conseguiram converter máquinas físicas em virtuais sem muito tempo de parada entre as migrações”.

Dessa forma, foi possível aumentar a performance do sistema em mais de 40%, reduzir cerca de 30% do espaço existente, economizar energia em gastos com TI, principalmente na compra frequente de servidores e diminuiu a necessidade de manutenção, gerenciamento e suporte.

Para Jandir Miguel Thomas, Gerente de Tecnologia da Informação do HRO foi essencial o envolvimento da Direção Administrativa, Executiva, Conselho Delegado de Administração e Comissão para que o Projeto se tornasse realidade.